No ultimo dia 19 de abril, Luís José Costa, conhecido como Leandro, da dupla sertaneja "Leandro & Leonardo", sentiu uma forte dor nas costas enquanto manuseava o molinete de sua vara de pescar em um dos seus sítios em Tocantins. Ele voltou para São Paulo para passar o feriado de 21 de abril com amigos em um sítio no interior paulista. Durante um churrasco na cidade de Cotia, a 25 quilômetros da capital paulista, Leandro constatou que a dor persistia, foi quando resolveu, por conta própria, consultar um médico. Foi a um hospital da cidade e bateu uma radiografia, que revolou uma mancha do tamanho de uma laranja sobre o pulmão direito.
Nesta semana, Leandro foi ao Estados Unidos para se consultar em um dos maiores centros de tratamento de câncer do mundo, o Hospital Johns Hopkins. Lá foi detectado que o cantor está com um tumor chamado PPNET (sigla em inglês para tumor neuroectodérmico primitivo periférico). Este tipo de cancêr é raro em crianças e adolescentes e raríssimo em adultos, tanto que não há estatística de sobrevivência npo segundo caso, dada a insignificância do número de ocorrências. Por ter sido descoberta apenas em 1975, existe pouca literatura sobre a doença.
A doença do cantor tem provocado comoção no país. Entre terça-feira, quando foi internado, e sexta-feira passada, o Hospital São Luís recebeu mais de 5.000 mensagens via fax de fãs da dupla, desejando o restabelecimento do cantor. Além disso, chegaram centenas de cartas e até remédios caseiros. Um fã, enganado pelas notícias segundo as quais o câncer teria atacado um dos pulmões de Leandro, chegou a oferecer um de seu órgãos ao cantor. Essa comoção é compreensível quando se leva em consideração que a dupla Leandro & Leonardo é uma das três mais populares do mundo sertanejo, ao lado de Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano. Antes da doença, Leandro e Leonardo haviam gravado um disco, que deve ser lançado em julho. A dupla faz cerca de 100 shows por ano, cobrando um cachê de 50.000 reais. Nenhum show foi desmarcado até agora. Nas apresentações da semana passada, Leandro aparecia num telão conclamando a platéia a cantar junto com Leonardo. A cena emocionou não apenas os fãs mas também o irmão mais novo e parceiro do cantor, que por várias vezes não segurou as lágrimas, interrompendo o show. Na melhor das hipóteses, Leandro só voltará a cantar daqui a dez meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário