Promessa do tênis brasileiro estréia com vitória em Roland Garros

Guga 3x0 Slava Doesedel (TCH) – 27/05/1997

Gustavo Kuerten, 21 anos, catarinense de Floripa e promessa de titulos para o brasil no tênis. Estreou semana passada em um dos maiores torneios do esporte no mundo com uma vitória de 3 sets a 0 contra o Tcheco Slava Doesedel. Roland Garros está para o tênis como o Maracanã para o futebol e Indianápolis para o automobilismo. Ali se disputa uma das quatro mais importantes competições mundiais da modalidade. As outras são o torneio de Wimbledon, na Inglaterra, e os abertos dos Estados Unidos e da Austrália, que juntos formam o chamado Grand Slam.

Para somar os 727 pontos que o colocaram em 66º lugar, Guga precisou de muito trabalho e determinação, jogando em torneios menores que não dão grandes prêmios em dinheiro mas contam pontos para o ranking.
Apesar de ser ignorado pela torcida e pela imprensa esportiva, Guga é conhecido entre os tenistas profissionais de todo o mundo. Em diferentes torneios,venceu neste ano o americano Andre Agassi e o sul-africano Wayne Ferreira, ambos situados entre os dez melhores do mundo. Seu jogo sólido, com bolas colocadas nos limites da quadra e muita velocidade, merece elogios de especialistas gabaritados. "Fazia tempo não se via um novato com um jogo tão consistente", diz o ex-tenista americano Jimmy Arias, convertido agora em comentarista de televisão. "Ele tem talento e personalidade para ficar no topo", confirma o também americano John McEnroe, um dos maiores tenistas de todos os tempos. Guga tem ainda uma arma poderosa em sua mão direita: o saque. Segundo o último número do Jornal do Tênis, órgão oficial da Associação de Tênis Profissional, ATP, Guga tem o 17º saque mais veloz do mundo. A bolinha arremessada por sua raquete chega a alcançar 206 quilômetros por hora. É uma velocidade tão grande que o adversário não tem tempo de reagir. No tênis, ninguém faz carreira só com um bom saque, mas é a melhor forma de começar a construir uma vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário