Mikhail Gorbachov renuncia, e URSS é extinta

O Secretário geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachov renunciou no início desta noite, através de um discurso transmitido para todo país soviético pela televisão. Mikhail fez uma explanação rápida, cerca de 12 minutos. O principal Líder Soviético tentou justificar o fracasso da comunidade comunista "Diante da criação da comunidade de Estados Independentes, que substituiu o status geopolítico da União Soviética, eu não tinha outra alternativa a não ser renunciar". Mesmo não demonstrando amargura, Gorbachov discordou da forma como a nova comunidade foi criada "Acho que foi mal feita. Deveriam ter consultado o povo" Mesmo com a derrota política, o principal estadista dos últimos 40 anos, não se arrependeu da abertura política de seu governo. "Não me arrependi de ter começado o processo de reformas democráticas"

30 minutos depois do discurso de renúncia de Mikhail Gorbachov, a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, foi retirada dos mastros do Kremlin pela última vez. Agora, lá no alto, tremula a bandeira branca, azul e vermelha, que simboliza o poder nacional, nas mãos de Boris Yeltsin. É um dia histórico para a Rússia, para todos os participantes da antiga comunidade comunista, para todo o mundo.



A União Soviética foi oficialmente criada em dezembro de 1922 como a união do Russo (coloquialmente conhecido como Rússia bolchevique), ucraniano, bielo-russo, e Transcaucásia, repúblicas soviéticas governadas por partidos bolcheviques. O Estado soviético foi uma grande referência para os países comunistas durante boa parte deste século XX

Um comentário: